Risco de fogo põe País dois dias em alerta

domingo, 25 de julho de 2010

Os incêndios voltaram a fustigar o País durante todo o dia de ontem. Centenas de bombeiros combateram as chamas, que incidiram sobretudo na região Norte, em especial no distrito de Viana do Castelo, onde ao início da noite sete fogos ainda se encontravam activos. Nos próximos dois dias vão estar reunidas todas as condições naturais para um grande aumento do número de incêndios, assegura o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Por:Helder Almeida/ Ana Isabel Fonseca

"O facto de a temperatura estar acima dos 30 graus, a humidade abaixo dos 30 por cento e o vento com uma velocidade superior a 30 km/hora são uma mistura explosiva", avisa Duarte Caldeira.

Em Viana do Castelo, os bombeiros não tiveram mãos a medir. Esturranha, Castelo e Laranjeira foram as três localidades que as chamas invadiram com mais força. Na primeira vila, o fogo chegou mesmo a estar muito próximo da auto-estrada. "Temos centenas de bombeiros no terreno que vão continuar a combater as chamas durante a noite. Estamos a fazer de tudo para controlar os incêndios. A nossa maior preocupação é evitar que cheguem perto de zonas habitacionais", explicou ao CM António Antunes, comandante das Operação de Socorro de Viana do Castelo.

Várias corporações de bombeiros do Porto e de Braga foram chamadas para combater os fogos que lavravam no Alto Minho. "Todos os anos é a mesma coisa, esta zona tem muita vegetação e o acesso é muito difícil", desabafou ao CM um bombeiro.

Para terça-feira já está prevista uma descida de temperatura em todo o País e mesmo aguaceiros em algumas zonas. Esta oscilação de condições meteorológicas tem sido favorável. "Este ano, tal como nos últimos três, temos tido temperaturas mais baixas e mais humidade de noite, que ajuda a temperar a vegetação", explica Duarte Caldeira. Para além dos factores meteorológicos, há ainda que contar com "uma intervenção dos bombeiros mais eficaz, proporcionada por mais meios e homens".

0 comentários:

Postar um comentário